Comunidade Banco do Planeta

Feijão e símbolo do Espírito Santo - A Natureza é Misteriosa!

Redação
Feijão com imagem do Espírito Santo

Conhecido como feijão milagroso, o grão com a imagem do Espírito Santo surgiu por volta de 1800. (foto: Ivan Dias)

Localizado no estado de Minas Gerais  e a cerca de 150 quilômetros, o município chamado Lamim saiu do anonimato paraganhar espaço em diversos veículos de comunicação. O sucesso conquistado por este pequeno e simpático lugar é por causa de um feijão que tem o símbolo  do padroeiro da cidade: o Espírito Santo. Conhecido como “feijão milagroso”, os primeiros grãos surgiram na cidade por volta de 1800 e, atualmente, ele é usado como uma lembrança valiosa na Festa do Divino Espírito Santo de Lamim.

Entenda o caso

Segundo as informações reveladas pelo agricultor José Geraldo Reis e Silva, que está escrevendo um livro sobre o tema, a história da primeira aparição do primeiro feijão com a imagem do Espírito Santo está contada em um livro chamado “História de Lamim”, que foi escrito pelo professor João Francisco Medeiros Duarte em 1899. “Em 1801, como de costume, houve um sorteio para escolher quem faria a festa do padroeiro de Lamim. Só que o sorteado, um humilde agricultor, não tinha dinheiro para pagar as despesas. Alvo de críticas, prometeu que se sua plantação de feijão vingasse, pagaria a festa com o dinheiro da colheita. A colheita foi farta e alguns grãos estampavam a imagem do divino e assim nasceu a lenda”, contou o agricultor José Geraldo.

Sabendo da existência do feijão milagroso, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária já mandou especialistas para recolherem algumas amostras desse grão. Por enquanto, eles só conseguiram chegar a algumas hipóteses, como uma possível mutação genética, mas não tem nada confirmado sobre como surgiu o feijão com a imagem do símbolo do Espírito Santo.

Exibições: 915

Tags: Feijão.Espírito, Santo.Natureza.Misteriosa!

Comentar

Você precisa ser um membro de Comunidade Banco do Planeta para adicionar comentários!

Entrar em Comunidade Banco do Planeta

© 2014   Criado por Moderador da Comunidade.

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço