Comunidade Banco do Planeta

Extinção não! Núcleo cuida de felinos brasileiros



Na Fazenda Preto Velho, a 80km de Brasília, o NEX - No Extinction recebe e cuida de felinos brasileiros ameaçados de extinção, como a onça e a jaguatirica. O centro foi criado em maio de 2001 e alia a defesa das matas e das espécies nativas, com educação ambiental e desenvolvimento da comunidade a sua volta.

Na região, vivem trabalhadores rurais e 465 pessoas reunidas em 87 famílias, no povoado de Aparecida de Loyola, ainda bastante carentes de infraestrutura e melhores habilidades para construir boas condições de vida para si próprios.

Sua fundadora, Cristina Gianni está aqui no Banco do Planeta para falar sobre esta rica e desafiadora experiência.
Alguns dos animais abrigados no NEX podem ser conhecidos no site da organização, como:

PacatoPacato - dócil, criado em espaço pequeno e inadequado; chegou ao centro obeso e com músculos atrofiados; teve ali, sua dignidade restaurada.
Xuxo - tímido, criado como cachorro por uma família da Bahia, sofreu com a separação e está 're-aprendendo' a ser onça.
Shariel - capturada por estar caçando galinhas de uma fazenda, chegou magra e desidrata; adaptou-se bem ao recinto e aos outros animais abrigados ali.
Potira - entregue ao Ibama ainda filhote ao ser encontrada perdida, adaptou-se muito bem ao ambiente do NEX.

Quer saber mais? Converse com Cristina.

Exibições: 179

Tags: animais, conservação, extinção, fauna, felinos, nex, onça, preservação

Comentar

Você precisa ser um membro de Comunidade Banco do Planeta para adicionar comentários!

Entrar em Comunidade Banco do Planeta

Comentário de Safira em 19 outubro 2009 às 12:11
Eu também acredito em uma nova humanidade, verdadeiramente 'humana' e , assim, incapaz de mal-tratar animais, plantas e até ecossistemas inteiros... Uma humanidade mais calma, que confia e sabe atender suas necessidades sem detruir a diversidade e a beleza deste planeta. Uma humanidade que cooepra com a Natureza.

O pessoal do NEX é um exemplo lindo de como podemos ser 'seres-humanos' de fato. Parabéns.
Comentário de Gaia em 19 outubro 2009 às 11:55
Oi Cristina,

Como eu disse, eu amo estes bichos! De verdade. Nunca nem senti medo deles. Na minha visão, estamos neste planeta, para evolução espiritual. Acredito que, se a humanidade limpar de dentro de si a energia predadora, toda a realidade a nossa volta se modificará também. Talvez, teremos como dizem, o 'paraíso na Terra ' e "ovelhas pastando ao lado de lobos ou leões"...

O trabalho que vocês fazem mostra quanto o cuidado amoroso transforma, mesmo seres ditos 'selvagens'. Vocês são parte da humanidade! Parte da nova humanidade que está formando a nova Terra. :)
Comentário de Cristina Gianni em 18 outubro 2009 às 20:43
Pessoal, agradeço os comentários, as palavras de incentivo ao nosso trabalho.Agradeço também a forma como fomos recebids pelo moderador e a divulgação do nosso trabalho.
Obrigada Ivanildo, Sandoval,Tiago ...Mara, acho que a pessoa adota sob impulso,
em momento de ôba ôba, sem pensar na responsabilidade que está assumindo com aquela vida. Quando o entusiamo passa e começa o trabalho, prefere abandonar o animal.
Gaia, acho que o planeta não precisa mais de energia predadora mesmo. Se se livrar da humanidade, viverá em paz!
Comentário de Mara Lilliam França em 16 outubro 2009 às 19:36
Cristina! Seria injusto falar alguma coisa sem antes parabenizá-la por essa missão tão grandiosa como a sua!Sabemos que é alarmante o número de animais abandonados nas ruas ou rodovias do nosso país. Seria necessário leis mais rígidas, para amenizar essa crueldade. Acho que os abandonos acontecem porque falta de uma posse responsável, fica claro que nas primeiras dificuldades como: doenças, falta de espaço, comportamento, rémedios etc, o que muitos fazem é abandonar! Evidentemente, são pessoas que não estão prontas para amar, cuidar, aceitar, renunciar e sentir a beleza e o encanto de um animal!
Por isso, temos pessoas como você! Mas... uma fato me preocupa muito e eu gostaria que você comentasse sobre ele: Por que um dia Nacional para adotar um animal, sendo que muitos adontam e depois abandonam?
Comentário de Tiago Henrique Machado de Aquino em 16 outubro 2009 às 19:18
Parabéns pelo Trabalho, onde sabemos é mais por AMOR mesmo pq as dificuldades são grandes e falta muitas vezes apoios.
Comentário de Gaia em 16 outubro 2009 às 16:20
Adoro estes bichos! Mas, fico pensando: será que o planeta ainda precisa deste tipo de energia tão predadora?

O que está fora, é igual ao que está dentro...
Comentário de sandoval batista ferreira em 16 outubro 2009 às 15:41
fico feliz , que pessoas igual a vc, cristina, cuida de animais em extinção , pois certamente esses animais sumiriam do nosso brasil, e nos filhos e netos ´só iria ver falar deles em livros de historias infanti. acho que os governantes deveria cuidar mas dessa preservação. dando atenção e verbas financeiras , para que pessoas assim pudessem a cuidar melhor dos aninais em extinção.
Comentário de ivanildo lúcio duarte em 16 outubro 2009 às 15:12
muito boa a idéia de preservar os nossos animaios selvagens de nossas matas isso e muito bom parabens.

© 2014   Criado por Moderador da Comunidade.

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço