Comunidade Banco do Planeta

Construindo instrumentos musicais - Reciclagem parte I

Olá!
Desde criança convivi com pessoas que produziam trabalhos manuais e sempre achei que hoje, com a Educação Ambiental, eu poderia usar minhas habilidades manuais, que aprendi com essas pessoas, para dar minha contribuição à natureza.
Há 2 anos desenvolvi juntamente com um amigo uma oficina de construção de instrumentos musicais com meteriais recicláveis em comunidades de baixa renda. Nosso objetivo era utilizar essa oficina para incentivar a coleta seletiva de lixo além da conscientização ambiental geral.
Divido aqui com vocês como confeccionar alguns desses intrumentos. (farei isso aos poucos, já que são inúmeros instrumentos).

Claves: Instrumento usado para determinar o ritmo, marcando o tempo ou contratempo da música. Muito utilizado na execução de músicas originárias da América do Sul.

Material: 1 cabo de vassoura velha

Confecção: Cortar o cabo de vassoura em 2 partes iguais de aproximadamente 25cm cada. Lixar as rebarbas com a lixa para madeira.

Execução: Segurar uma clave em cada mão, percutir uma na outra produzindo estalos.


Reco-reco de garrafa PET: É um termo genérico dos instrumentos que produzem som por raspagem. A forma mais comum é constituída por um gomo de bambu com talhos transversais. A raspagem de um pauzinho sobre os talhos é que produz o som. Também podem ser feitos de caixas de metal com sulcos cortados na parte de cima ou tubos de metal com molas estendidas ao longo de sua extensão. São muito usados principalmente em escolas de samba.

Material: 1 garrafa PET de 500ml.
1 pedaço de conduíte
Espeto para churrasco ou vareta de bambu

Confecção: Cortar um pedaço de conduíte com 12cm de comprimento e lixar as rebarbas. Na garrafa PET, fazer um corte com 12cm de comprimento e 1,5cm de largura retirando a parte cortada deixando um buraco na garrafa. Passar cola branca nas laterais do buraco feito na garrafa e encaixar o conduíte no buraco sem deixar que caia dentro da garrafa.

Execução: Segurar o reco-reco com uma das mãos, com a outra fazer atrito entre o conduíte e uma vareta ou espeto para churrasco, esfregando um ao outro.

Obs: O esse instrumento percutirá melhor se a garrafa for utilizada sem a tampa.

Até breve!

Exibições: 4018

Comentar

Você precisa ser um membro de Comunidade Banco do Planeta para adicionar comentários!

Entrar em Comunidade Banco do Planeta

© 2014   Criado por Moderador da Comunidade.

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço