Comunidade Banco do Planeta

Informação

Turismo Pedagógico

Projeto de Educação Ambiental que visa a Alfabetização Ecológica através do Turismo Pedagógico.

Local: São Paulo
Membros: 66
Última atividade: 30 Maio, 2011

Quando a Escola vai além da sala de aula, os horizontes são maiores.

As crianças vivem em um mundo fértil, onde quase tudo é possível. Para construir conhecimentos precisam interagir, conhecer o mundo, ter idéias, testar hipóteses. Exercitar essa relação de troca é imprescindível para estabelecer um vínculo afetivo com o ambiente em que vivemos. Na maioria das vezes, essa interação resulta no cuidado pela natureza e no respeito por outros seres vivos, incluindo a própria espécie humana.

O Turismo Pedagógico é uma modalidade relativamente recente no Brasil, quando comparada as outros tipos tradicionais de turismo. Sua preocupação básica centra-se na melhor maneira de conduzir a atividade educativa, de forma a alcançar finalidades pedagógicas, por meio da experiência turística.

A viagem é o elemento motivador para dar encanto à educação.

No Turismo Pedagógico, os diversos saberes e realidades são articulados como necessidade de reconhecer e conhecer os problemas do mundo, em um ambiente de divertimento e prazeres.

Visite Minha Página:Vanderlei Coimbra

Caixa de Recados

Comentar

Você precisa ser um membro de Turismo Pedagógico para adicionar comentários!

Comentário de Alice Santos Silva em 22 março 2011 às 10:44
Sou professora de séries iniciais, estou feliz por fazer parte dessa Comunidade, no ano passado desenvolvemos um Projeto de Educação Ambiental com nossos alunos. Esse ano estamos com novos projetos, estou aberta a novas  sugestões, antecipo que, nossa clientela são pessoas carentes, sem muitas informações ou força de vontade para a preservação, portanto estarei a espera, se alguém estiver disposto a nos ajudar, será bem vindo. Obrigada e abraços a todos.
Comentário de Luis C. Corrêa em 20 maio 2010 às 16:35
Entendi, que o turismo pedagógico é muito rico e acontece anteriormente ao passeio em longas distâncias, e por ser rico e fantastico entusiasma a fixação em memória muito mais facilmente do que outras atividades pedagógicas. Porém gostaria de saber se tem algum membro desse grupo que poderia se dispor a tá mostrando esse médoto aqui na região do Vale do Jequitinhonha? Temos uma realidade aqui em que nas ultimas pesquisas o nosso IDH é de 0,637 considerado muito baixo para os dias atuais, convivemos também com um longo período de estiagem secando os pastos, geralmente morre muito gado, em 2007 os registros do IMA mostraram 50.000 rês mortas. Falta oportunidade de empregos, etc... Muito mais em se tratando de dificuldades, foi por isso que resolvir ficar e tentar ajudar essa gente que tanto precisa de projetos que possam trazer dignidade. Penso muito no turismo, mais falta estrutura, estamos tentando o turismo de aventura, mochileiros, andarilhos e do genero que se hospedariam em casa de famílias locais que estam dispostas a recebelos e fornecer as refeições basicas, e proporcionar passeios, visitas em fazendas, passeios a cavalo, cavalgada, tirar leite com as próprias mãos, passear em canas pelo rio jequitinhonha e muito mais que podemos criar a região é muito bela uma beleza cigela e rara. Tenho algumas fotos em meu perfil aqui no Banco do Planta e em meu Blog: www.luisalbuquerque2.blogspot.com . Mande resposta para min ou conversem no msm brpedras@hotmail.com
Att
Luis Albuquerque
Psicólogo e amante da Naturesa e das Pessoas
Comentário de jose ribamar veloso costa em 28 junho 2009 às 0:28
Como a preservação do meio ambiente está disseminado em nossos corações e mentes, o turismo pedagógico se faz caber neste processo.um eco abraço à todos.
Comentário de ritha farias em 22 junho 2009 às 1:01
Turismo pedagógico é na realidade uma aula dinamica e viva cheia de inteligencias do docente e do discente,onde cada vivencia é compartilhada de forma plena(visite o blog greenpontoambiental.blogspot.com)
Comentário de Angela em 20 fevereiro 2009 às 8:10
Muitos educadores ainda pensam que fazer turismo pedagógico é deslocar-se à distancia. Deixam de executar essa atividade tão rica, que pode ser feita até mesmo pelo bairro onde se encontra escola.
Comentário de Expedito Pedro do Nascimento em 16 fevereiro 2009 às 19:25
O turismo pedagógico vai além de ir ao espaço. É muito anterior a sua execução e, também, após a visita. Só vale a pena fazê-lo quando os seus resultados forem considerados e fizerem sentido no currículo escolar. As vivências em espaços naturais e culturais agregam valores aos conhecimentos passados em sala de aula, aguçando a percepção dos alunos para a realidade, onde o conhecimento é transmitido de forma lúdica e orgânica. Outra importância do turismo pedagógico é a reinserção dos alunos no ambiente visitado, os quais estão separados dos mesmos pela falta de hábito. Pedro Nascimento Monitor Ambiental e Cultural.
Comentário de eroni antonio duarte em 17 outubro 2008 às 1:47
o estilo que combina com o planeta e o meio ambiente e algo que reduza a poluição sem que o custo disso fique para o consumidor,que mal concegue dar de comer para seus filhos .estou fabricando uma sacola retornavel para diminuir o uso das sacolas plasticas,minhas sacolas chegaram ao consumidor gratuitamente... assim como as plasticas doadas pelos comercio. em breve
Comentário de Milton Aizemberg em 10 setembro 2008 às 0:34
Pensamento do dia
09 de Setembro de 2008

"Estão próximos acontecimentos de profunda repercussão espiritual. Fica atento, pois."
Trigueirinho

"Se aproximan acontecimientos de profunda repercusión espiritual. Por tanto, permanece atento."
Trigueirinho

"Things of profound spiritual significance are about to happen. So, be attentive."
Trigueirinho

"Des événements de profonde répercussion spirituelle sont proches. Reste donc attentif."
Trigueirinho

"Ereignisse von tiefgreifender spiritueller Auswirkung sind nahe. Sei also wachsam."
Trigueirinho
Comentário de Faustão Federal / São Paulo em 31 agosto 2008 às 0:34
Olá Vanderlei. Parabens pela iniciativa. Conheça alguns projetos ambientais de autoria do VEREADORFAUSTÃO-SP, envie e-mail para faustaobraga@yahoo.com.br e receba mais informações. Um abraço obrigado
Comentário de Antonia de Azevedo Quaresma em 29 agosto 2008 às 17:35
- Tenho alguma experiência no Turismo Rural Pedagógico - pode acreditar é fantástica esta forma de aprender. É muito bom poder entrar nessa com vocês.
Abraços. Antonia
 

Membros (63)

 
 
 

© 2014   Criado por Moderador da Comunidade.

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço