Comunidade Banco do Planeta

Sal do índio -Um substituto do sal. Utilize o “sal” produzido pelos índios através das folhas do Iguapé e melhore sua saúde se prevenindo contra enfartes e pressão alta.

Sal do índio

Berna Bolanho

Sal do índio

por Berna Bolanho, terça, 20 de setembro de 2011 às 17:51

Substitua o sal, usado na alimentação por um pó extraido do Aguapé

Um substituto do sal. Utilize o “sal” produzido pelos índios através das folhas do Iguapé e melhore sua saúde se prevenindo contra enfartes e  pressão alta.

Antes do contato com o branco, os índios dessa região eram totalmente auto-suficientes. Tudo que precisavam tiravam da natureza. Até o sal. O mais incrível é que o sal dos índios é feito de uma das plantas aquáticas mais comuns no Brasil: o aguapé.

vovó anima o trabalho. Na praia, o aguapé seca ao sol. Depois é queimado. No sol, ele vai secar e clarear. Todos adoram.

“Quando queremos fazer muito, levamos um mês. E dá para quatro meses”, revela uma das índias.

Além de ser um sal natural, que não leva nenhum produto químico no processo, ele é saboroso. Deixa uma certa ardência na língua, mas é muito gostoso. O médico Clayton Coelho, da Faculdade Paulista de Medicina, explica que esse sal é muito melhor que o nosso.

Ele é basicamente constituído de cloreto de potássio, que não faz mal para a pressão arterial como o cloreto de sódio, que é nosso sal de cozinha. Infelizmente isso está sendo perdido. Eles estão deixando de usar sal de índio para usar o nosso sal. E estão começando a aparecer os primeiros casos de hipertensão, diabetes, que são doenças relacionadas ao estilo de vida”, revela o médico.

A planta aquática Aguapé, de onde os índios retiram o “sal” É considerada praga, pois se multiplica muito rapidamente em águas + ou – paradas, lagos, pântanos, rios, barragens, etc. Dá lindas flores arroxeadas.

Aguapé Elchhornia crassipes

Suas lindas flores duram só um dia. Então a planta se curva, elegantemente, para dentro da água e lá se formam as sementes. O aguapé; planta aquática, tem uma característica curiosa: suas folhas possuem pequenas câmaras de ar que atuam como flutuadores. Na primavera e verão, esta planta nativa dos trópicos produz uma inflorescência com 30 cm de altura contendo 8 flores, de cor violeta com uma mancha amarela, lembrando uma orquídea. Presta-se admiravelmente para o cultivo em aquários

 

preparando o sal

flor de iguapé

Tags: -, -evita, Sal-iguarapé-Índio, alta, pressão

Exibições: 146

© 2014   Criado por Moderador da Comunidade.

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço