Comunidade Banco do Planeta

No mundo todo, vozes se levantam para defender o consumo da água de torneira, devidamente filtrada. Isto porque a extração de água mineral muitas vezes destrói locais naturais. Além disto, a água em garrafas ou garrafões gasta recursos para ser envazada, gera lixo com suas embalagens e queima combustíveis fósseis no seu transporte e distribuição.

Enquanto isto, nosso dinheiro também está sendo usado para captar e tratar a água que chega em nossas torneiras e tantas vezes é desperdiçada em hábitos como lavar calçadas, banhos prolongados e descaso com vazamentos ou torneiras pingando.

Consumir água de torneira é mais barato e ajuda o meio ambiente. Mas será que dá para confiarmos na água dos mananciais que servem as grandes cidades?

O Instituto Akatu debate o assunto no artigo "Água de Beber", onde cita a campanha do prefeito de Londres, Ken Livingstone, pelo consumo de água de torneira.

Abraço na Guarapiranga O Instituto Sociambiental - ISA - mantém a campanha de Olho nos Mananciais que, em São Paulo, convida a população a conhecer e cuidar das represas que a servem.

As empresas concessionárias do tratamento da água, como a Sabesp, garantem a qualidade da água que fornecem.

E você o que pensa? Consome água mineral ou de torneira?

Tags: De olho nos mananciais, ISA, Sabesp, abastecimento, mananciais, água, água mineral

Exibições: 619

Respostas a este tópico

Nossa Alline, que triste saber disto!! É preciso encher a empresa responsável de reclamações... Ligar todo dia, mandar emails, ligar na sub-prefeitura tb etc. - pessoas diferentes e quantas mais melhor! Se não pertubarem, todos saem perdendo... inclusive o Planeta.
Vai ou Telefona pra uma TV. Disque para a Prefeitura ou Órgão Específico. Se mecha...não abra mão de resolver o Problema. Como no "pequeno príncipe", ao Amar uma Flor, vc se torna responsável por ela.
Vá Em frente. Eu cuido DAQUÍ e vc cuida DAÍ, ok ?
Com relação a água de torneira, o que devemos, ao meu ver, é exigir das Prefeituras, o devido tratamento. No caso de Curitiba, posso informar que a água de torneira é devidamente supervisionada em sua qualidade, por 2 vezes ao dia, o que garante a qualidade. Algumas águas minerais do comércio, tem riscos muito maiores, face a poluição das nascentes. Se somar-se um filtro adequado então...garantia Total.
Não devemos nos iludir que as nascentes são fontes despoluídas. Elas podem estar inclusive próximas a agricultura não orgânica.
Adoraria se pudesse beber a água direto da torneira,só que aqui onde moro a água que sai da torneira é horrivel,tem um sabor estranho devido as muita quimicas que é colocada na água.Temos alguns mananciais mas estão poluidos devido à proximidades
de habitações.Aqui no centro ambiental vamos fazer um projeto que chamado memória da água para tratar da recuperação dos mananciais.
Olá, boa tarde.

Fiz um trabalho recentemente para faculdade, e o tratamento de água da SABESP é um dos mais conceituados mundialmente.
Na minha casa eu tomo água da torneira.
A maior preocupação deve ser com a manutenção do encanamento, afinal sistemas antigos (principalmente os de ferro) podem deixar a água com gosto.
Eu, minha familia e animais domésticos, somente água filtrada da torneira. Entretanto eu não concordo em continuar pagando por um serviço "porco" que a SABESP, oferece para a população de São Paulo, os critérios de analises da qualidade da água, são medidas nas centrais de abastecimentos e não nos pontos de uso.Também não concordo que a elite paulista, continue a ser favorecida pela SABESP que faz vista grossa para os Condomínios Residenciais e Comerciais,Shoppings,Hipermercados ,Postos de Combustíveis , Centro de Convenções ,etc de alto padrão que literalmente "roubam" água do sub-solo ou adquirem água de caminhões pipas, para utilizar ´Piscinas,banheiras de hidromassagens, Limpeza de veículos e todo os tipos de serviços, sem pagar um centavo tanto pela água que usam como para o tratamento de esgoto. A conta é a seguinte 100% de todos os prejuízos tanto do tratamento de esgotos quanto da distribuição da água tratada em São Paulo, é paga pela classe média/baixa. Um abraço a todos, e comente este assunto com os seus vizinhos e amigos, forme um grupo e exiga da SABESP uma providência ou envie um e-mail para faustaobraga@yahoo.com.br estou reunindo um grupo de amigos para pedir providências urgentes junto ao ministério público, sobre estes abusos. Um abraço a todos.
Boa notícia: Água engarrafada nos EUA dá sinais de queda

As vendas no maior mercado de água engarrafada do mundo não cai, mas o Instituto Worldwatch informa que o crescimento projetado para este ano é de apenas 6.7%, o menor crescimento em 10 anos.

Fonte: http://www.treehugger.com/files/2008/09/bottled-water-marke-begins-...
Conforme analises realizadas no laboratorio de quimica analitica aplicada a ambiental, a agua de torneira está dentro dos padroes estabelecidos pela resolução conama357/05 para o consumo humano( pelo menos nos pontos coletados na Faculdade em Goiania).
Agora, alem de pagar uma taxa alta para ter agua e esgoto, acredito desnecessario e inconciente da nossa parte pagar mais de R$1,00 por 300ml de agua mineral, sendo que com uma garrafinha dágua podemos tomar quantos litros quisermos!
Eu utilizo a água da torneira, devidamente filtrada, assim, estamos evitando que a água se esgote rapidamente, pois apenas 1% da água do planeta é própria para o consumo.Também deve-se apoiar a criação de tecnologias mais baratas para a utilização da água dos oceanos, a água salgada.
Há um ano, estamos debatendo está questão nesta comunidade.

Segundo a revista Superinteressante, só os EUA gastam todo ano 17 milhões de barris de petróleo para produzir garrafas plásticas de água.

Além disso, água mineral estraga. Dependendo da embalagem, bastam 6 meses para coliformes fecais se desenvolverem na garrafa.

Mesmo assim, a produção de água engarrafada dobrou nos últimos 7 anos. Será que vamos na direção certa? É possível reverter a necessidade de água engarrafada?
Aqui em MT nem pensar acaptação de agua de Primavera do Leste fica ao lado da lavoura de milho e/ou soja e/ou algodão.Dai dá para imagimar os venenos escorendo para a nascente né. Até os poços estão contaminados (lençol freático já era) é a cidade com maior indice de câncer do Estado.

RSS

© 2013   Criado por Moderador da Comunidade.

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço