Comunidade Banco do Planeta

No mundo todo, vozes se levantam para defender o consumo da água de torneira, devidamente filtrada. Isto porque a extração de água mineral muitas vezes destrói locais naturais. Além disto, a água em garrafas ou garrafões gasta recursos para ser envazada, gera lixo com suas embalagens e queima combustíveis fósseis no seu transporte e distribuição.

Enquanto isto, nosso dinheiro também está sendo usado para captar e tratar a água que chega em nossas torneiras e tantas vezes é desperdiçada em hábitos como lavar calçadas, banhos prolongados e descaso com vazamentos ou torneiras pingando.

Consumir água de torneira é mais barato e ajuda o meio ambiente. Mas será que dá para confiarmos na água dos mananciais que servem as grandes cidades?

O Instituto Akatu debate o assunto no artigo "Água de Beber", onde cita a campanha do prefeito de Londres, Ken Livingstone, pelo consumo de água de torneira.

Abraço na Guarapiranga O Instituto Sociambiental - ISA - mantém a campanha de Olho nos Mananciais que, em São Paulo, convida a população a conhecer e cuidar das represas que a servem.

As empresas concessionárias do tratamento da água, como a Sabesp, garantem a qualidade da água que fornecem.

E você o que pensa? Consome água mineral ou de torneira?

Tags: De olho nos mananciais, ISA, Sabesp, abastecimento, mananciais, água, água mineral

Exibições: 157

Respostas a este tópico

Me chamo Talma, resido em Uberaba que significa(va) "águas cristalinas" em tupi guarani. Aqui, antes da colonização, era como o Pantanal é hoje. Atualmente temos 9 rios de pequeno porte enterrados sob o asfalto servindo de esgoto. Os mananciais e veredas estão sendo, a cada dia e rapidamente, aterrados. A engenharia urbana regida pelo capitalismo/consumismo desenfreado não respeita nada. O Rio Uberaba é um esgoto a céu aberto e o local de onde capta-se a água potável para toda a cidade fica 5 metros acima da poluição (bactérias e vírus não nadam rio acima?) Tem lixão na barranca do rio. Tem peixe de duas cabeças!!! Água da torneira aqui é suicídio.Éra comum a brincadeira uberabense antiga, ao oferecer um copo de água, perguntar se aceitava as amebas também. Hoje tem mais que ameba na água. O CODAU vende a água suja a preço de ouro e os pobres cavam poços ao lado da rede de esgoto. Acho que água da torneira por aqui não vai ter jeito.
Eu consumo água de torneira. Eu tinha em minha casa um filtro natural feito de barro, o qual quebrou. mas logo vou comprar outro e aqui água só de torneira . Já faço um pouquinho economizando muita água e reaproveitando água que lava as roupas pra lavar áreas, lavo o carro a cada dois meses e com água de balde......procuro fazer o máximo pra ajudar. e vou continuar fazendo por mim e por todas as novas gerações..............abraços fraternos............ozeny
Tomarmos água de galões tem um alto custo ambiental que ainda ignoramos...

RSS

© 2012   Criado por Moderador da Comunidade.

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço